PROCESSO HUMANIZADOR

Os livros, desde muito cedo, me olhavam 
Diretamente nos olhos e falavam com meu coração.
Minha mãe sempre colaborou com este amor
Nos aproximando cada vez mais
Quando, de presente de aniversário, 
Dia das crianças ou Natal, 
Eu pedia algum material de estudo
E ele vinha embrulhado em papel colorido.
Tenho mais livros do que no momento
Eu possa lê-los mas sempre considerei um bom investimento
Daqueles que não se perde se precisar mudar de casa
E na nova estante não couberem todos
Se estiverem desbravados.

Também sempre considerei um dos melhores presentes
A se ganhar e também presentear.
É possível viajar por tantos lugares
Virando páginas coloridas cheias de ilustrações
É incrível aprender sobre tantas coisas e fatos e pessoas
Sem ter ido para tão longe e sem conhecer os rostos.
É um mistério ainda para mim
Entender porque é tão forte isso em mim.

O que sei, de fato, é que nenhum tempo é perdido
Por capítulos longos demais ou páginas que parecem não terem fim.
Histórias reais ou ficcionais são fascinantes 
E o poder de transformação e de humanização
Proporcionado pela literatura, fazem de mim,
Um ser em constante processo de formação.
Não sei quantos livros da minha própria estante
Lerei ou se muitos ficarão em seus invólucros de origem.
O importante é perceber que eles são luz 
E que quero estar iluminada por toda estrada que eu trilhar.
 

Comentários

Postagens mais visitadas