GENITURA

Apesar de muito pensar em escrever sobre minha mãe
Nunca tive palavras suficientemente boas para tal redação.
Com o tempo e com a idade mais cheia de dias, meses e anos nas costas
Penso que não são necessários vocábulos num linguajar refinado
Porque verdadeiros sentimentos nascem da simplicidade
E emoções não precisam estar mergulhadas em dicionários.
Mesmo assim, ainda considero muito difícil escrever sobre minha mãe.
Na verdade o que percebo é que não me faltam palavras suficientemente boas.
Faltam-me palavras!
Segundo um dicionário famoso existem mais de quatrocentos mil vocábulos na língua portuguesa.
E apenas um, dentre milhares, me vem à mente, à boca, aos dedos quando estou digitando ou ao lápis quanto tento conceber no papel sobre minha origem personificada.
Eu que sempre gostei de falar, redigir e ler para aprender novas locuções, só tenho uma palavra para escrever sobre minha mãe.
Esta dificuldade me acompanha faz um tempo.
Com o distanciamento social e há mais de meses sem poder abraçar meus pais, pois respeitamos os protocolos e como não moramos mais na mesma casa eu temo em ser vetor de qualquer perigo invisível a chegar até eles. Então só nos olhamos e conversamos com a devida lonjura.
Alguns simples toques de antes, como de um abraço, do passar os dedos entre as mechas dos cabelos brancos, de um beijo especial no aniversário, ficaram distantes e inexistentes há mais de um ano.
Sentimentos diversos e versados em pensamentos não são fáceis de saírem e se exporem pelo receio de que minhas trovas não sejam profundas, magnânimas, eficazes, plenas.
Outra coisa da qual me dei conta, desde minha fase adulta, foi que não precisamos de um dia marcado no calendário.
Todos os dias devem ser. 
Mas entendi, tem um bom tempo também, que o sistema inventa datas comemorativas para fazer o capitalismo girar um pouco mais. Enfim...
Já que até hoje, toda vez que ousei escrever algo sobre minha mãe, sempre me faltou (talvez) coragem, muito mais que palavras, me encho de tenacidade para escrever apenas um substantivo abstrato que é, neste caso, sem dúvida alguma, o mais concreto que qualquer outro:
- AMOR.

Para minha mãe em 09 de maio de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas